logotipo_topmax_maquinas_industriais Máquinas para indústrias do alumínio e pvc  
  Home > Notícias Topmax
 
 
17/03/2015 09h21

Lojistas buscam fornecedores qualificados

A Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – tem trabalhado para fortalecer a venda de apenas produtos dentro de norma entre seus associados, mercadorias qualificadas pelo PSQ – Programa Setorial da Qualidade.

A orientação é para que os lojistas tornem-se cada vez mais criteriosos e atentos às tabelas publicadas pelo Ministério das Cidades, para que não se prejudiquem na hora da venda, uma vez que vender fora de norma é de responsabilidade tanto do fabricante, como do comércio.
Por esse motivo é importante saber quais são os principais benefícios das esquadrias de alumínio, para que dessa forma seja possível saber se essa é a opção ideal para o seu projeto e se atende as suas expectativas. Os principais benefícios das esquadrias de alumínio.

Para Fábio Pereira Barreto Rodrigues, gestor da Rede Vale Construir, trabalhar com produtos dentro da norma técnica é garantir o melhor ao consumidor e evitar prejuízos às lojas associadas à rede. "Somos bem criteriosos na escolha de nossos fornecedores. Após uma pesquisa de mercado, as propostas são avaliadas em uma assembleia geral. A rede atua no Vale do Paraíba desde 2000 e conta com 25 lojas associadas.

Marcos Atchabahian, da Village, rede especializada na venda para o público de renda menor, diz que é necessária uma mudança de cultura do mercado como um todo. "Como somos uma empresa referência e queremos ser um modelo, temos como filosofia de trabalho o cumprimento de regras, bem como o respeito ao mercado, ao consumidor e ao cliente.

Ele diz ainda que os programas setoriais de qualidade são muito importantes para o varejo. "Este é um processo que não tem volta, apesar da resistência e de ter sido gradativo no início, o boicote aos produtos fora de norma é útil para o mercado. Precisamos de patamares mínimos para preservar a concorrência. Os produtos fora de norma confundem a cabeça do cliente e as lojas concorrem de forma desigual".

Para Rodrigues, o varejo tem papel determinante no processo da normatização dos produtos. "Por estar em contato direto e muito próximo, o varejo tem por obrigação preservar a integridade de seus clientes, oferecendo produtos de qualidade a preço justo. Os órgãos fiscalizadores também têm de permanecer atentos. Oriento nossos associados para o fato de que a fiscalização pode bater à sua porta a qualquer momento e vender produtos em desconformidade é crime".

Rodrigues cita ainda o exemplo da AFEAL, que tem trabalhado forte para orientar os fabricantes do setor, além de fornecer informações de grande valia ao comércio. "Aqui no nosso grupo, contamos com o apoio da AFEAL, especialmente para o setor de esquadrias. Por meio de seus profissionais, a entidade nos orientou para a escolha mais assertiva dos fornecedores. Assim, eles ajudam no controle do mercado, orientando também a concorrência para os riscos que os produtos podem causar aos seus clientes", completou.

A AFEAL e a Anamaco orientam: só venda produtos em conformidade com as normas técnicas. Produto fora de norma onera o consumidor e pode causar diversos prejuízos a sua loja. Para saber mais sobre o programa setorial, ou ter acesso à lista de produtos em conformidade com as normas técnicas, especialmente no caso das esquadrias de alumínio

Fonte:
http://afeal.com.br